BLOCKCHAIN AS A SERVICE (BaaS) E A OPORTUNIDADE PARA STARTUPS

BLOCKCHAIN AS A SERVICE (BaaS) E A OPORTUNIDADE PARA STARTUPS

Vamos definir o termo rapidamente: inovação é a implantação com sucesso de novas ideias. Gostamos dessa definição porque ela separa bem o que é inovação de uma simples invenção, ideia ou melhoria contínua. O iPhone foi inovador, não por causa da tela sensível ao toque, ou da loja de aplicativos, conceitos que já existam em outros celulares, mas por causa da forma que ele entregou essas invenções, que foi um sucesso de negócio. A blockchain é uma invenção fantástica, mas será que é uma inovação?

Blockchain já não é uma invenção tão nova assim. O conceito foi criado em 2008, então já está completando 10 anos. Recentemente subiu rapidamente em popularidade e muito mais pessoas já ouviram falar da tecnologia ou ao menos de seu principal representante, a Bitcoin. Isso não significa que blockchain seja uma inovação, porém o recente interesse na tecnologia por parte de grandes representantes do mercado de tecnologia pode ser um forte impulso para que alcance sucesso.

Os mais tradicionais serviços de infraestrutura em nuvem já estão oferecendo produtos relacionados a blockchain (Microsoft Azure, AWS e IBM). É algo que poderíamos chamar de Blockchain as a Service (BaaS), e que pode ser usado por startups para implementar funcionalidades especiais a seus produtos e serviços, que se beneficiem da descentralização e validação segura de informações. 

Imagine, por exemplo, uma empresa que vende sorvetes. A blockchain pode ser utilizada para definir contratos inteligentes que gerenciem automaticamente as condições de transporte dos produtos. O caminhão dos sorvetes, por exemplo, tem que refrigerar bem o produto para manter a qualidade. Um dispositivo IoT instalado nele poderia se comunicar com a blockchain também e indicar se a temperatura está fora do especificado no contrato, aplicando alguma penalidade ou recusando a entrega, tudo regido por um contrato digital e automático. É precisamente esse exemplo que a Microsoft explora ao apresentar seu serviço e como ele pode auxiliar a implementar soluções desse tipo, numa série de vídeos introdutórios (link).

Então, blockchain é uma inovação? Aqui na Bizcool diríamos que isso depende apenas de nós, empreendedores. A tecnologia está aí, cada vez mais acessível, agora só precisamos aplicá-la e transformá-la em um negócio. Para essa última parte, pode contar com a gente! Temos uma metodologia especializada em criação de negócios de sucesso, criada a partir de nossa experiência na aceleração de mais de 450 startups do Brasil e do mundo.

Gostou do post? Quer saber mais sobre os nossos programas?

Acesse http://bizcool.com.br/

By | 2018-05-14T10:41:04+00:00 maio 14th, 2018|tecnologia|