COMO AS STARTUPS ESTÃO MUDANDO AS RELAÇÕES DE TRABALHO

COMO AS STARTUPS ESTÃO MUDANDO AS RELAÇÕES DE TRABALHO

Em tempos de discussões sobre reformas trabalhistas e da previdência, as novas organizações de empresas, vem mudando para melhor e para pior as relações trabalhistas para a nova geração.

O caminho tradicional até então, de um profissional bem sucedido é simples:

  • Graduação / Estágio / Trainee / Passagem duradoura por poucas empresas ao longo da carreira enquanto sobe de cargos / Aposentadoria

Caminho previsível, crescente e com um final recompensador (aposentadoria). No meio do caminho? Férias, 13º, participação de lucros, plano de saúde, vale refeição.

Mas tudo indica que esse caminho não será assim no futuro.

Passamos agora por uma crise econômica, que seguiu seu caminho tradicional:

  • Queda no consumo / Queda na produção / Queda no investimento das indústrias e grandes empresas / Desemprego

Mas diferente de outras crises, vimos como as startups já bem estabelecidas ajudaram a criar outras formas de emprego, que sim, em parte ajudou muitas famílias a passarem por esse momento complicado.

Uber, Cabify, 99 pop, etc

Com certeza um dos maiores exemplos de novos empregos criados. O motorista de app. Acho pouco provável que algum morador de grandes cidades não tenha um amigo ou parente que aderiu a onda dos aplicativos para complementar renda, passar por um momento de transição de empregos ou mesmo como nova fonte de renda.

Ifood, Pedidos Já, UberEats, etc

Hoje criar um restaurante não é mais algo que demanda um grande investimento. Com algum talento e uma cozinha a sua disposição, você consegue criar um restaurante focado em atendimento delivery, mesmo sem ter motoboys próprios ou qualquer outro meio de entregas. A clientela? Já está nos apps e vai te achar lá. Mais uma nova profissão criada, o empreendedor de restaurantes delivery (sem contar nos empregos de cozinheiros e entregadores que esse setor movimenta).

AirBnb, HotelUrbano, Booking.com, etc

Como divulgar o meu hotel, pousada, casa de campo ou quarto para pessoas de outras cidades, estados ou até mesmo países? Fácil, hoje não faltam plataformas de democratização da informação sobre hospedagens. Ajudam nas reservas, pagamento e divulgação. O dono do espaço “só” precisa de receber bem o hóspede. Profissão criada? Locador de espaços para férias (na verdade essa “profissão” já existia, mas foi absurdamente aumentada).

Então as startups são ótimas para a economia? Criam empregos, descentralizam o capital, etc?

Sim, mas também são responsáveis por um outro lado. Criam empregos informais, pouco estáveis onde os novos profissionais podem ganhar muito dinheiro, ou quase nada.

No boom dos aplicativos de carro, os motoristas ganhavam todo o tipo de incentivo, isso fazia com que o salário no final do mês fosse por vezes maior do que a profissão original do motorista. Hoje nas cidades onde já estão mais consolidados, os motoristas tem penado para pagar as contas.

Outro ponto a se pensar é o seguinte: dentro de um formato mais tradicional, existem vários benefícios a serem contados no seu pagamento: Salário, 13º, benefício de férias, planos de saúde e dental, vales alimentação, etc.

Em adição a isso, já vemos um movimento que vai inclusive acabar com essas novas profissões criadas. Carros autônomos vão substituir os motoristas em breve. Drones e outros meios de entrega, tornarão os motoboys dispensáveis. Impressoras 3D, podem acabar com deliveries de pizza por exemplo.

Enfim, o fato é que a tecnologia e as startups vão mudar drasticamente a forma de trabalho e as leis e regras que temos hoje, independentemente de serem melhores para um lado ou outro, vão precisar ser revistas.

E isso que aconteceu nos negócios e profissões que eu usei de exemplo, vai acontecer com a sua profissão. Independente se você é caixa de supermercado ou médico, em algum momento alguma nova tecnologia ou startup vai encontrar uma maneira de mudar a forma de você trabalhar.

Cabe a você escolher, quer apostar que a mudança não vai ocorrer? Quer se adaptar a mudança quando ela chegar no seu emprego? Ou quer se antecipar a isso e criar as novas profissões que irão substituir a sua?

Gostou do post? Quer saber mais sobre os nossos programas?

Acesse http://bizcool.com.br/

By | 2018-03-19T12:24:02+00:00 Abril 3rd, 2018|startups, trabalho|