COMO MONTAR O TIME CERTO PARA MINHA EMPRESA

COMO MONTAR O TIME CERTO PARA MINHA EMPRESA

Todo negócio possui 3 pilares fundamentais para o desenvolvimento da sua empresa:

  • Tecnologia – tudo que envolve o desenvolvimento do produto

  • Mercado – tudo o que envolve vendas

  • Gestão – tudo o que envolve o interno da sua empresa necessário para o funcionamento e crescimento

Para montar um time é preciso olhar com calma para esses 3 pilares e verificar se a sua empresa possui o mínimo necessário em cada um deles para o próximo passo estratégico.

Para ajudar as empresas desenvolvemos uma ferramenta que ajuda a identificação das competências chave e como elas afetam no desenvolvimento do produto e das vendas

Vamos começar por tecnologia. Que conhecimentos a sua empresa precisa para desenvolver o produto? Vamos imaginar uma startup de montagem de looks online para adolescentes. Ela possui pelo menos dois conhecimentos básicos para desenvolvimento do produto: o conhecimento de moda e o de desenvolvimento de plataformas online. Para cada um desses dois elementos, avaliamos o nível de cada um deles (suficiente ou insuficiente) e como ele influencia no produto e nas vendas.

No nosso exemplo a empresa fictícia, possui um conhecimento suficiente para moda, o que permite que ela construa o produto pronto e venda para a fase de early majority de clientes (entenda as fases dos clientes no link: https://goo.gl/7pEFOW).

Por outro lado o conhecimento de desenvolvimento de plataformas online ainda é insuficiente na equipe e por isso eles só conseguem desenvolver o MVP de baixa fidelidade (ou seja uma versão ainda não vendável do produto).  Caso essa empresa esteja entrando em uma fase de vendas, precisa reforçar a equipe.

A seguir avaliamos o quesito Mercado. Que competências a sua empresa precisa para vender? Quem dentro da equipe tem essas competências e em que estágio está.

Seguindo no nosso exemplo, a única pessoa com competência de vendas da nossa equipe é a Adriana. Ela possui experiência em vendas para empresas (B2B) mas quase nenhuma experiência para o público final (B2C) ou de marketing de conteúdo para chegar nesse público. A competência da Adriana permite que seja vendido para o público final no máximo o MVP de alta fidelidade para os Innovators (público aficionado pelo problema e por novidades).

Por fim avaliamos as competências de gestão necessárias para esse negócio. Quais são as competências básicas de gestão que são necessárias para que a empresa consiga entregar seus produtos e vender? Esse ponto geralmente é avaliado quando a empresa começa a desenvolver o seu produto e/ou vender.

No nosso exemplo, duas competências são necessárias: Métricas de crescimento e controle financeiro. Essas duas competências são necessárias a partir do momento que a empresa começa a vender, portanto ela pode chegar ao MVP de alta fidelidade sem controlar bem essas métricas, mas a partir daí é necessário.

Portanto, olhe para as 3 áreas da sua empresa e avalie os pontos que ainda estão fracos. Eles devem ser preenchidos, seja pela equipe atual, seja pela contratação de novos funcionários, seja pela entrada de novos sócios.

Uma boa equipe é o primeiro e mais importante ponto para o desenvolvimento de uma empresa. Se você está sozinho, pense seriamente em atrair um sócio para o seu negócio.

By | 2018-01-29T10:47:36+00:00 agosto 1st, 2017|startups|