COMO NÃO ERRAR NO SEU PLANEJAMENTO DO ANO

COMO NÃO ERRAR NO SEU PLANEJAMENTO DO ANO

Seja no final do ano, seja no início, muitas empresas usam esse tempo para fazer planejamentos. Mas será que estamos planejando corretamente o nosso ano?

O mundo de startups oscila entre o planejar minimamente e o cuidar apenas da execução. Acredito que cada estágio de desenvolvimento tenha um planejamento diferente a ser realizado. E por isso seguem minhas dicas para cada estágio:

Pré-aceleração – Da ideia ao MVP

A fase de pré-aceleração é para aqueles negócios em estágio bem inicial. Quando você tem a ideia na cabeça, ppt ou nas anotações do seu caderno. Nessa etapa você ainda não tem clientes e mesmo se tivesse ainda não tem um produto para vender.

Essa é a primeira fase de desenvolvimento de qualquer negócio, nessa fase não adianta tentar fazer planejamentos complexos e detalhados. Provavelmente todo o seu negócio vai cair por terra nas primeiras conversas com clientes.

Que tipo de planejamento fazer:

Porque esse planejamento:

  • O Lean Canvas é uma ferramenta simples e que te permite colocar todos os pontos do seu negócio em uma única folha. Como é preenchido com postits é feito exatamente para ser modificado a medida que você desenvolve o seu negócio.

Aceleração – Do MVP às primeiras vendas

Nessa fase você já conversou com muitos clientes, conhece os problemas deles e validou as principais funcionalidades do seu produto.Talvez até já tenha feito vendas, mas não de forma estruturada. Nessa fase é quando começamos a entender melhor o funil de vendas e testar os canais de venda para o seu negócio.

Nessa fase você começa a ter interações comerciais mais sérias com o cliente, em geral você já se jogou no negócio e depende das vendas para começar a pagar as suas contas. O planejamento mínimo começa a ser muito importante para não correr o risco de trabalhar o ano inteiro e perceber que o preço cobrado não paga nem os seus custos.

Que tipo de planejamento fazer:

  • Planos trimestrais com: Número de clientes em cada etapa do funil / Faturamento esperado para o período / Custos esperados para o período / Lucro do período / Etapas de desenvolvimento do produto (se fizer sentido)

Porque esse planejamento:

  • Nessa fase a visão de longo prazo ainda é difícil, mas 3 meses é um prazo plausível para se acertar minimamente um planejamento. Além disso, esse tipo de planejamento te força a rever o planejamento durante o ano.

Crescimento – Das primeiras vendas à escala

Nessa fase você já provou que o seu cliente existe, tem um problema e que a sua solução resolve esse problema. Provou também que o seu cliente está disposto a pagar por essa solução. O que fazer então? Replicar esse modelo.

Que tipo de planejamento fazer:

  • Planejamento de 1 a 3 anos com expectativas financeiras de vendas e de recebimentos mensais por produto

Porque esse planejamento:

  • Nessa fase a empresa aprendeu com o próprio histórico e já consegue entender características do próprio modelo como diferença do prazo de venda e recebimento das notas fiscais, taxa média de crescimento por período, aumento de custos quando existe o aumento de vendas, etc

Conclusão

Tome cuidado para acertar o tipo de planejamento que faz sentido para o momento da sua empresa. Se por um lado é muito comum ver startups tentarem fazer planejamentos super detalhados no início da sua vida e com isso perderem muito tempo, por outro lado também acontece de ver startups com vendas e clientes para atender que não tem a menor ideia de como será o mês seguinte.


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By | 2019-01-15T10:47:57+00:00 janeiro 8th, 2019|empreendedorismo, negócios, trabalho|