CONHEÇA OS PRINCIPAIS TIPOS DE PROGRAMAS DE ACELERAÇÃO

CONHEÇA OS PRINCIPAIS TIPOS DE PROGRAMAS DE ACELERAÇÃO

Uma coisa que os atuais empreendedores não podem reclamar é que faltam opções para ajudá-lo no início do desenvolvimento do seu negócio. Hoje existem vários tipos de programas de aceleração para praticamente todos os tipos de negócios.

Dentre eles, destaco as seguintes categorias:

  • Programas Governamentais

Em geral, esse tipo de programa não pega equity, ou seja, não pega um percentual dos negócios investidos. Existe aporte financeiro no negócio e comumente é oferecido acesso a mentorias, palestras e acompanhamento de aceleração.

Exemplos: Seed-MG, Startup Chile.

  • Programas de Aceleradoras Privadas

As aceleradoras selecionam a cada ciclo startups que têm interesse em investir e fazem isso porque viram sócias do negócio, pegando um percentual acionário.

Além do investimento, é comum que esses programas ofereçam acompanhamento de aceleração com profissionais especialistas na área. Há alguns anos criamos o termo “agente de aceleração” que tem sido usado em vários desses programas.

Exemplos: Ace, Wayra, Startup Farm.

  • Programas de Aceleração Pagos

Caso você acredite que tem um ótimo negócio, mas ainda não conseguiu ser selecionado para um dos programas que não pegam um percentual da sua empresa e/ou não queira participar dos programas que pegam esse percentual, você ainda pode participar de um programa investindo por conta própria.

Essa alternativa costuma ser mais flexível aos tipos de empresas, então mesmo que você não se encaixe no modelo clássico de uma startup, pode ter a chance de desenvolver o seu negócio em um desses programas.

Exemplos: Go Minas, Bizcool, Empretec.

  • Programas Setoriais

Esse último tipo, na verdade, pode encaixar em qualquer um dos outros acima, mas fizemos questão de destacar que alguns programas focam em setores, tipos de negócio ou estágios de desenvolvimento específicos.

Exemplos:

B2Be – focado na indústria da moda;

Bio Startup Lab – focado em negócios de biotecnologia;

Startups Connected – focado nas áreas de atuação de indústrias alemãs.

Portanto, se você sentir que precisa de ajuda, escolha o tipo de aceleração mais adequado para você e comece agora a desenvolver o seu negócio. Para entender melhor sobre o assunto e tirar suas dúvidas, entre em contato conosco.

By | 2017-06-28T09:17:48+00:00 junho 28th, 2017|startups|