DESAFIO LINKEDIN 2018

DESAFIO LINKEDIN 2018

No início do ano, eu coloquei um desafio para mim mesmo de tornar o meu linkedin ativo em 2018.

Porque eu fiz isso?

Porque entendi que para a minha empresa a TroposLab, era importante que os sócios fossem reconhecidos como referências na área. E porque entendi que mesmo fazendo ótimos projetos que mudavam o ecossistema, era preciso contar para o mundo esses resultados.

No início do ano me coloquei dois desafios:

  1. Escrever um artigo por semana;
  2. Postar todos os dias úteis do ano.

Já adianto que não consegui.

Mas nem por isso considero uma que fracassei. Embora não tenha conseguido 100%, consegui os seguintes resultados:

Consegui escrever 33 artigos (63% da meta)

Os dois que mais fizeram sucesso foram:

Consegui fazer 234 publicações (92% dos dias úteis do ano). Todas gerando likes e muitas com comentários.

Mas menos importante do que números estão os resultados não planejados dessa jornada.

  • Aprendizado contínuo

Ao me colocar o desafio de escrever um novo artigo cada semana eu precisei pesquisar sobre muita coisa. Cada novo artigo virou um novo aprendizado para mim.

São quase 3 temas novos que eu precisei pesquisar todos os meses.

  • Update de mercado

Postar algo relacionado a startups e/ou a inovação todos os dias não é fácil, para facilitar esse processo crie google alerts sobre essas palavras. Quase todos os dias via uma lista de links para garimpar notícias interessantes o suficiente para serem compartilhadas, quando não dava cavava nos vários grupos de startups que participo.

O resultado?

Consegui estar atualizado como nunca estive em relação ao ecossistema. A necessidade de postar me forçou a ler notícias sobre meu mercado todos os dias

  • Ativação de relacionamentos

Inevitavelmente você começa a impactar algumas pessoas quando tem um volume de postagens. E vejo que esses impactos aconteceram de diferentes formas:

Antigos e atuais clientes que fazem parte da minha rede, souberam melhor o que a TroposLab faz, gerando inclusive algumas propostas de clientes antigos que não “lembravam” que poderíamos ajudá-los em algum projeto.

Reforço do relacionamento dos projetos em andamento. É muito comum entre as minhas postagens fotos, vídeos ou textos sobre as grandes entregas, isso tem nos aproximado muito do cliente que vê que temos o mesmo orgulho que ele pelos projetos.

Criação de novos relacionamentos. Costumo dizer que meu linkedin não é meu, já que tenho muitos contatos que nem conheço por aqui, e já esperava que minha rede de contatos aumentasse esse ano.

Aumentei cerca de 50% do número de seguidores (chegando a quase 3.000 hoje) < Nada absurdo eu sei >. Mas o que eu não esperava era que essas postagens me trariam reuniões de potenciais parceiros, fiz algumas reuniões em 2018 com pessoas que conheci única e exclusivamente por causa do linkedin.

Gostei muito dessa experiência, e esse ano devo continuar no mesmo ritmo, mas já fico pensando, como evoluir e aprender coisas diferentes esse ano?

By | 2019-01-28T11:30:34+00:00 janeiro 23rd, 2019|comportamento|