DICAS PARA VOCÊ QUE É NOVO EMPREENDEDOR E QUER POR SUA IDEIA EM PRÁTICA

DICAS PARA VOCÊ QUE É NOVO EMPREENDEDOR E QUER POR SUA IDEIA EM PRÁTICA

Entrevistado de hoje: Luíz Angelo Machado

Luíz, é empreendedor que acredita na educação, como meio de transformação das pessoas, e consequentemente, da sociedade. Que acredita no Brasil, como um país que, apesar de todos os movimentos contrários, muito antes do que se espera, se tornará o país das oportunidades.


Por que você decidiu seguir o caminho empreendedor?

[Luíz Angelo Machado] Eu empreendo desde criança, e sempre empreendi nas empresas pelas quais passei. Percebi que estamos tendo vários projetos na área de empreendedorismo e entendi que posso fazer parte disso.

Como ter uma boa ideia de negócio?

[Luíz Angelo Machado] Diga com quem tu andas e direi quem tu és. Para ter uma boa ideia de negócio, você deve frequentar os ambientes onde as ideias florescem, como os espaços de co-work, as aceleradoras, as incubadoras, além de participar dos eventos da área, que não são poucos.

Como você descobriu o problema/oportunidade que você está tentando resolver?

[Luíz Angelo Machado] Conversando informalmente com alguns empresários, canalizei suas queixas mais frequentes e pensei em qual das áreas eu tinha condições de ajudar a eliminar parte destes problemas.

Que perfil de equipe eu preciso para ajudar a tirar minha ideia do papel?

[Luíz Angelo Machado] Já se tornou um clichê: “se os profissionais não estiverem engajados, as ideias ficam muito tempo adormecidas no papel”. Não dá para ficar esperando a equipe perfeita para começar a agir. Enquanto esperamos profissionais que sabem trabalhar em equipe, os concorrentes estão indo ao mercado. No momento certo, eu optarei por profissionais engajados, cooperativos e colaborativos. Se o profissional não tiver o ego muito inflado, a parte técnica é bem mais fácil de se aprender.

É necessário ter capital para começar um novo negócio? Como você lidou com esse investimento inicial?

[Luíz Angelo Machado] Para a realização de qualquer negócio é necessário o aporte de capital. Você pode começar a empreender com pouco capital, e com o tempo irá perceber que dá para continuar o negócio, ainda com pouco capital, mas perceberá também que, se houver um aporte significativo de capital, o negócio pode ser alavancado, e você poderá construir em pouco tempo, o que demoraria vários anos para conseguir, utilizando-se apenas do o capital próprio. Ainda não estou na fase de escalar, por enquanto estou trabalhando com investimento próprio, mas, acredito que dinheiro para alavancar é sempre bem-vindo, e, quando chegar minha hora, não terei receio de ir ao mercado para captar os recursos necessários.

By | 2018-01-29T10:47:36+00:00 julho 25th, 2017|empreendedorismo|