FUTURISMO: O QUE É ISSO, AFINAL DE CONTAS?

FUTURISMO: O QUE É ISSO, AFINAL DE CONTAS?

Quando a gente se depara com essa palavra, olhos arregalados ou até mesmo uma torcida de nariz são esperados. Dá pra imaginar que “previsões”, “adivinhações” e até imagens com bolas de cristal permeiem os primeiros flashes de pensamento em relação ao termo.

Mas não é nada disso. O futurismo surgiu como um movimento artístico e literário em 1909, e, baseando-se na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos da época, rejeitava o moralismo e as formas do passado. Chamamos hoje de futurismo o estudo do futuro, de forma organizada e sistemática, através da utilização de metodologias que permitem às empresas encontrar oportunidades, criando valor, diferenciação e garantindo a perenidade de seus negócios, utilizando essas mesmas bases do movimento do início do século passado: a velocidade e os desenvolvimentos tecnológicos, hoje em escala muito maior.

Em tempos de disrupção e desconstrução de conceitos no mundo dos negócios, ter condições de antecipar o que pode acontecer logo ali na frente, começa a adquirir um caráter de sobrevivência. Identificar o estado atual de todos os aspectos de seu negócio e, a partir daí, conseguir construir uma visão de médio a longo prazo, pode garantir uma boa economia de recursos, além de criar as possibilidades de cenários aos quais seja mais fácil se adaptar, uma vez que já estão previstos.

A pergunta que você deve estar se fazendo agora é: mas como é possível antecipar o futuro na prática, quando falamos da necessidade de inovação nos negócios?

Algumas das metodologias e práticas mais conhecidas e utilizadas para que seja possível antecipar o futuro são: a Prospectiva Estratégica e o Foresight.

A Prospectiva pode ser entendida como o estudo das causas técnicas, científicas, sociais e econômicas, que aceleram a evolução do mundo moderno, permitindo a previsão de impactos visíveis na economia e na sociedade. Em outras palavras, é a forma sistemática de estudo dos horizontes temporais, com o objetivo de construir um entendimento sobre as mudanças que chegam (e não vão parar de chegar!), observando o quê a causa e de como as empresas devem se preparar para caminhar no mesmo passo que elas, trazendo, assim, vantagens competitivas em tempos de inovação.

Quando falamos de Foresight, falamos de um processo sistemático de visualização das possibilidades de futuro a longo prazo, de maneira a identificar tendências emergentes de todas as áreas, impactando a economia e o modo de vida da humanidade, de uma forma geral e abrangente. Podemos dizer que é o conjunto de técnicas práticas de descoberta, mapeamento, classificação e seleção de tendências e drivers, que podem moldar e conduzir à criação de tecnologias, processos, produtos e até mesmo comportamentos.

Portanto, enquanto a Prospectiva estuda as causas, o Foresight é o processo de aplicação dessas causas. São metodologias que caminham juntas, antecipam, trazem clareza e podem auxiliar significativamente no ajuste de planos e decisões para o futuro, mitigando as incertezas de tempos de movimentos disruptivos.

E por serem muitas as questões sobre o futuro dos negócios no mundo, seguindo algumas das ferramentas que ajudam nesse processo hoje tão necessário, deixamos algumas perguntas que instiguem a reflexão para você responder e começar a dar o tom da inovação ao seu negócio:

  • Por que a sua empresa existe?
  • Os clientes atendidos hoje serão os mesmos daqui a 5 ou 10 anos?
  • Os canais utilizados hoje para chegar aos seus clientes serão os mesmos nesse período?
  • Qual a sua vantagem competitiva atual? E qual será em 5 e em 10 anos?
  • Quais as novas necessidades que deverão ser satisfeitas em 5 ou 10 anos?
  • Como deverá ser a nova cultura de consumo?
  • Quais as tecnologias que serão necessárias para melhor atender ao mercado em 5 ou 10 anos?
  • Quais as competências humanas que serão relevantes e necessárias para lidar com as novas tecnologias emergentes?
  • O que deve mudar e o que deve ficar inalterado?

Conseguir responder de maneira prática às questões acima, e colocando-as como metas para a continuidade de seu negócio, é bem mais seguro e provável que o sucesso esteja ao seu lado, e que, de quebra, você ainda consiga ajudar na construção de uma nova realidade que vem surgindo. E nem precisa de bola de cristal pra saber disso!

Gostou do post? Quer saber mais sobre os nossos programas?

Acesse http://bizcool.com.br/

By | 2018-06-25T11:31:27+00:00 junho 25th, 2018|artigos, inovação|