INSTANT GRATIFICATION (GRATIFICAÇÃO INSTANTÂNEA)

INSTANT GRATIFICATION (GRATIFICAÇÃO INSTANTÂNEA)

Hoje a concorrência está cada vez mais acirrada e por isso precisamos cada vez mais pensar em recompensas para os nossos clientes. Sei inclusive que o seu tempo é bem corrido e nesse momento estou concorrendo com o relatório que você precisa entregar hoje a tarde, ou com aquele e-mail que você ainda não respondeu, ou mesmo com a série do Netflix que você está ansioso para terminar. Por isso mesmo que preparei um vídeo rápido com o resumo em 1 minuto desse texto e coloquei no final do texto, então se você não tiver tempo para ler pode pular para o final.

Bem, se você tem um pouco mais de tempo, gostaria de discutir um pouco mais com você sobre os benefícios e problemas que a tecnologia tem gerado.

Vivemos hoje uma revolução. Mais que uma revolução tecnológica, a internet os dispositivos mobile e tudo mais que tem surgido estão causando modificações na maneira que vivemos.

A tecnologia tem cada vez mais facilitado a nossa vida e por isso vivemos um cenário de Instant Gratification (gratificação instantânea).

Isso é ótimo, certo?

Não precisamos mais esperar segunda-feira o banco abrir para pagar uma conta, não precisamos ficar 1 hora na chuva esperando um taxi vazio passar, podemos fazer uma compra as 3 horas da manhã e muitas, mas muitas, outras vantagens. A tecnologia tem resolvido os nossos problemas de uma forma incrivelmente mais rápida e fácil. E é por isso que as startups tem tanto sucesso.

Tenho hoje 29 anos e desde pequeno convivi com essas novas tecnologias surgindo. Na verdade, cresci junto com várias delas. E a minha geração e as gerações que vieram depois de mim também viveram esse processo. Portanto, é de se esperar que essa revolução tecnológica tenha moldado a maneira que essas gerações pensam e se comportam.

Essas gerações crescem hoje com cada vez menos frustrações. As novas tecnologias, as novas soluções, os novos apps se adiantam cada vez mais para resolver os problemas que nos frustram. Claro que isso é bom. Mas o efeito a longo prazo disso tem sido maléfico para as gerações que passaram por isso, principalmente na infância e adolescência.

O Instant Gratification é a principal razão porque as redes sociais são tão bem sucedidas. No facebook, instagram, etc, poucos minutos depois de postar você começa a ver cliques e likes. No whatsapp a pessoa te responde quase instantaneamente e quando ela não responde você fica chateado. É inclusive para aumentar esse tipo de interação que os algoritmos das principais redes sociais começam a te mostrar apenas conteúdos similares a sua forma de pensar.

Olha como isso impacta na nossa vida. A frustração de uma fila de espera não existe mais, sempre temos nossos telefones para passar o tempo, checar as últimas notícias etc. Com menos momentos de dispersão e ócio, temos menos tempo para pensar.

Hoje essa geração está no mercado de trabalho e o efeito de anos de Instant Gratification tem sido preocupante.

É uma característica dos millennials se importar menos com salários e mais com propósito, diversão no dia a dia do trabalho e causar um impacto no mundo. E isso tudo é ótimo.

O problema é que descobrir o seu propósito e causar impacto no mundo são coisas que levam tempo. E os Millenials não estão dispostos a esperar. Como resultado temos um número enorme de pessoas pulando de emprego atrás de causar impacto, frustradas porque aos 22 anos ainda não estão tomando as grandes decisões da empresa e com isso tristes, deprimidas, desmotivadas.

Qual o futuro da nossa sociedade?

Temos uma geração brilhante, com todos os benefícios que a tecnologia pode trazer, mas a espera de resultados rápidos, fáceis e milagrosos.

Se você, como eu, se encaixa nessa geração, pense como você pode mudar o seu comportamento para não cair ciclo de altas expectativas – decepção – desistência.

Se você é de outra geração, pense como lidar e ajudar essa geração, afinal de contas sem ela você não consegue crescer como empreendedor ou profissional, já que inevitavelmente irá gerir em algum momento um millennials.

DESCULPA, NÃO TEM VÍDEO. NÃO EXISTE RESULTADO RÁPIDO GARANTIDO E É SOBRE ISSO QUE É ESSE TEXTO. CASO VOCÊ TENHA PULADO DIRETO PARA CÁ, SUGIRO QUE VOLTE NO SEGUNDO PARÁGRAFO E INVISTA ALGUNS MINUTOS EM REPENSAR COMO VOCÊ TEM ESPERADO OS RESULTADOS.


Gostou do post? Quer saber mais sobre os nossos programas?

Acesse http://bizcool.com.br/

By | 2018-11-12T14:29:57+00:00 novembro 12th, 2018|comportamento, trabalho|