POR QUE AS STARTUPS ESTÃO “NA MODA”?

POR QUE AS STARTUPS ESTÃO “NA MODA”?

Vou começar esse post com uma frase do Frei Beto:

Nossos avós viveram uma época de mudanças, nós estamos vivendo uma mudança de época

Imagine a sua vida 20 anos atrás (durante a copa do mundo de 1998). Provavelmente na sua casa ainda não tinha ou estava começando o hábito de computadores e internet. Desde então muitas tecnologias surgiram e principalmente nossa maneira de interagir com o mundo mudou drasticamente. Veja uma lista de algumas coisas que não eram realidade 20 anos atrás e que já acontecem hoje por conta da revolução digital que estamos vivendo:

  1. Home Office

    Existe tecnologia para que você consiga trabalhar de casa com a mesma eficiência do que no escritório. Isso impacta na qualidade de vida das pessoas e na mobilidade, permitindo inclusive que você trabalhe fora dos grandes centros.

  2. Descentralização de soluções

    Hoje plataformas de conexão de clientes com prestadores de serviços autônomos ou pequenos comerciantes mudaram a forma das pessoas consumirem produtos em serviços em várias áreas. Plataformas de mobilidade (Uber Cabify, etc) permitem que qualquer um com carteira de motorista tenha uma segunda profissão, plataformas de viagens (Decolar.com, Hotel Urbano, etc) permitem que qualquer um possa ter a sua própria pousada, plataformas de compra (Mercado Livre, E-bay, etc) permitem que qualquer um possa virar um vendedor, e inúmeras outras.

  3. Informação infinita e gratuita

    Você consegue aprender sobre praticamente qualquer coisa, de graça procurando no Google. A informação nunca foi tão disponível (ao menos tecnologicamente) na história da humanidade. Há 20 anos atrás eu fazia as pesquisas do colégio em enciclopédias.

  4. Sem Barreiras

    As barreiras de língua e comunicação praticamente não existem. Existem ferramentas de comunicação instantânea gratuitas e de qualidade (whatsapp, skype, etc) e uma evolução imensa em ferramentas de tradução (um russo consegue jogar esse texto no Google tradutor e entender 90% do que está escrito). Em breve isso será algo comum com áudio também.

E inúmeras outras coisas estão acontecendo mostrando que a mudança que estamos vivendo não é só uma evolução tecnológica, é uma mudança que interfere no nosso comportamento.

Ao longo da história outras revoluções tão importante quanto aconteceram:

Revolução Neolítica – Quando começamos a dominar a agricultura e assim deixamos de ser nômades, surgiram conceitos importantes para a nossa sociedade como família e cidades.

Revolução industrial – Quando começamos a automatizar a produção, liberamos a mão de obra para trabalhos mais estratégicos e deixamos de ser parte da máquina para sermos gestores dos processos.

E é claro que além dessas grandes revoluções, outras mudanças menores aconteceram ao longo da nossa história. A figura abaixo mostra que os protagonistas na geração de valor ao longo da história vão mudando. Já foram os caçadores, passando por agricultores, guerreiros, artesãos, exploradores, mercadores, engenheiros, industrialistas, petroleiros, executivos e investidores. Hoje são os empreendedores de startups.

E não ache que os fundadores de startups são jovens de bermuda com escritórios coloridos que talvez um dia mudem o mundo.

Eles são os fundadores das empresas mais valiosas do mundo hoje.

A lista abaixo mostra o ranking das 10 marcas mais valiosas do mundo em 2017. Sem forçar muito a barra Google, Apple, Amazon, Microsoft e Facebook surgiram como startups.

Então startups não são apenas o futuro, são o presente da economia hoje.

Falar de inovação dentro de uma grande empresa no Brasil é quase sinônimo de falar de startups.

Ótimo mundo esse não, qualquer um de qualquer lugar pode começar um negócio e assim começar a crescer até dominar o mundo.

Bem…não é exatamente assim.

Primeiro que existe um longo e cruel funil entre as startups e o sucesso. 90% das startups não sobrevivem até o 2º ano e um percentual bem menor tem realmente sucesso.

Segundo, a globalização que permite que todo mundo interaja e que os mercados estejam abertos a todos, faz com que a competição seja global. E a realidade HOJE é que o mundo é binário: EUA e China dominam o mercado de tecnologia e a tendência é continuar assim.

As 20 maiores empresas de tecnologia hoje são americanas ou chinesas.

5 anos atrás haviam 5 nações representadas nas top 20

Na época do domínio das grandes fábricas o domínio americano e chinês era ainda menor. Países como Alemanha, Inglaterra e França disputavam em pé de igualdade.

O fato é, as startups estão na moda, porque:

  • Elas estão alinhadas com o momento tecnológico que vivemos
  • Elas estão alinhadas com a nova geração dominante (geração Y)
  • Elas se adaptam e movimentam rápido, algo imprescindível em um momento de mudança de época.

Gostou do post? Quer saber mais sobre os nossos programas?

Acesse http://bizcool.com.br/

By | 2018-07-23T12:05:45+00:00 julho 23rd, 2018|startups|