PORQUE É TÃO DIFÍCIL CONSEGUIR UM INVESTIMENTO ?

PORQUE É TÃO DIFÍCIL CONSEGUIR UM INVESTIMENTO ?

9 em cada 10 startups estão loucas atrás de investimento.

Quer fazer seu evento de startups bombar com empreendedores? Basta colocar na programação 1 ou 2 investidores que empreendedores virão correndo para tentar apresentar seus pitchs no coffee break entre um pão de queijo e outro.

E mais, os investidores em geral gostam desses momentos e vão nos eventos justamente para isso.

Mas então porque afinal é tão difícil conseguir um investimento?

TroposLab acompanha, mentora e ajuda a gerar startups desde 2012, até então já foram mais de 600 startups e segue alguns pontos que temos visto em comum dos erros que elas cometem ao se apresentar para investidores e que, consequentemente tornam mais difícil conseguir o investimento.

1- Foco exclusivo no produto

Muitos empreendedores, principalmente no estágio inicial tendem a achar que os seus negócios são restritos aos seus produtos. Esquecem de falar de modelo de receita, segmentação de clientes, enfim, de todos os outros pontos importantes do seu negócio.

Saibam que investidores, em geral, não investem em produtos, investem em boas ideias de negócio com equipe competentes para executá-las.

2- Negócio sem alto potencial de crescimento

Um bom negócio para o investidor é um bom negócio para o empreendedor, mas nem sempre um bom negócio para o empreendedor é um bom negócio para o investidor.

É comum ver empreendedores de negócios não escaláveis apresentarem seus negócios para investidores. E isso em geral resulta em uma frustração do empreendedor que tenta defender o seu negócio (que muitas vezes é um bom negócio) sem sucesso.

Investidores de startups procuram negócios que possuem a capacidade de em poucos anos multiplicar várias vezes o seu valor de mercado. Empresas conseguem fazer isso com altas taxas de crescimento (100%, 200%, 300% ao ano) e com custos que não acompanham essa taxa.

Talvez o seu negócio vá crescer 20% ao ano e pagar aos empreendedores salários de R$50.000,00. Ótimo negócio … para você. Para o investidor não, ele quer ganhar na venda do negócio, não nos dividendos e pro labores.

3- Equipe de sócios não engajada com a startup

A famosa história dos porcos e das galinhas. As galinhas contribuem para o almoço com o ovo, os porcos com a própria carne.

Investidores procuram empreendedores que estejam realmente comprometidos com o negócio. Então nada de procurar investidores quando a sua dedicação ainda é part time, ou pedir R$50.000,00 de investimento enquanto você tem um carro do ano, um notebook de última geração, o melhor celular, etc. Mostre que você acredita tanto no negócio que já se comprometeu financeiramente e pessoalmente.

Caso contrário porque o investidor irá se comprometer?

4- Fluxo de caixa doente

Investimento é para ser gasto no crescimento e futuro da startup e não para sanar dívidas e/ou cobrir fluxos de caixa deficitários.

Por mais contraditório que seja investidores não estão atrás de negócios que precisam de investimento para sobreviver, estão atrás de negócios que precisam de investimento para crescer, para acelerar, para mudar de patamar.

5- Não explicar como o dinheiro será gasto

Empreendedor que pede dinheiro e não sabe em que vai gastar é um risco. Sempre tenha de forma bem clara na sua cabeça quais são as áreas que você vai gastar o investimento recebido. Equipe, marketing, estrutura, produto, etc.

6- Não explicar qual o resultado esperado com o investimento

Saber em que vai gastar o dinheiro é só um passo. O que o investidor está interessado mesmo é qual o retorno esperado. Qual o faturamento no ano 1, 2 e 3 após o investimento? E o número de clientes? E o número de usuários? E o valuation da empresa?

7- Procurar o investidor errado

Como tudo na vida existe um tipo de investidor para cada negócio. Seu negócio está na fase de desenvolvimento de produtos? Você precisa de uma aceleradora. Está nas primeiras vendas? Vá atrás de um investidor anjo. Tem vendas recorrentes e crescentes? Procure um fundo.

Procurar o investidor no estágio errado ou na área errada é garantia de fracasso na negociação.

Enfim. Não é que conseguir investimento seja difícil, só é algo que ninguém nunca nos preparou para fazer.


Gostou do post? Quer saber mais sobre os nossos programas?

Acesse http://bizcool.com.br

By | 2018-10-26T13:00:20+00:00 outubro 26th, 2018|Sem categoria|