QUAIS SÃO OS TIPOS DE INOVAÇÃO E PORQUE CADA UMA É IMPORTANTE

QUAIS SÃO OS TIPOS DE INOVAÇÃO E PORQUE CADA UMA É IMPORTANTE

O que vem na sua cabeça quando pensamos em inovação?

Iphone? Uber? Biotecnologia?

Tudo isso é sim inovação, mas gostaria de tirar alguns mitos que existem na nossa cabeça quando falamos de inovação.

1º MITO – Inovação é quando criamos algo que não existem em nenhum outro lugar

Dentro do Tropos Lab, trabalhamos com um conceito simples de inovação:

“Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias”

Sempre que eu apresento um conceito eu gosto de quebrar ele para entender todo o sentido da frase.

…exploração com sucesso…

Exploração com sucesso, significa que o objetivo almejado foi alcançado. Para uma empresa, em geral esse objetivo está relacionado a um ganho financeiro, para uma ONG ajudar as pessoas, para o setor de marketing visibilidade, etc.

…novas ideias.

Novas ideias não significam que você inventou algo que é único no mundo. Quando isso acontece chamamos de inovação disruptiva. A nova ideia pode ser algo novo para o seu país, o seu mercado, ou mesmo a sua empresa ou setor. Essas são as inovações incrementais e correspondem a 99,99999…% das inovações.

2º MITO – Inovação é quando criamos um novo produto

Existem vários tipos de inovação. Criar um novo produto é apenas mais um tipo de inovação.

Da mesma forma existem várias maneiras diferentes de se classificar uma inovação e a não ser que você esteja escrevendo um artigo acadêmico, pouco importa a classificação da inovação e sim que você aplique e incentive que ela ocorra.

No entanto, entender os tipos de inovação pode te ajudar a pensar como desenhar mais inovações par ao seu negócio.

Um dos modelos mais completos que eu conheço é esse de um estudo da Monitor. Nele a inovação é dividida em 4 grandes áreas que por sua vez são subdivididas em áreas menores.

As inovações de oferta, são aquelas que estamos mais acostumados:

  • Novos produtos
  • Novos serviços
  • Melhorias de performance de produto e serviço de uma forma gera

Esse tipo de inovação é simples e fácil de entender e perceber. Toda e qualquer empresa que lançou e/ou melhorou um produto ou serviço, teve esse tipo de inovação.

As inovações de processo também são bem comuns.

  • Novos processos e/ou melhorias no processo de produção
  • Novos processos e/ou melhorias nos demais processos da empresa

Esse tipo de inovação aparece mais claramente quando a empresa começa a crescer. Quase toda indústria por exemplo tem um processo de melhoria contínua, controle de qualidade, etc. Toda a revolução industrial por exemplo foi guiada por inovações de processo que trouxeram inteligência, organização e em alguns casos automatização de processos.

Um exemplo interessante de inovação em processo é o que o pessoal da Starbucks faz. Eles colocaram uma etapa no processo deles de perguntar o nome. Assim na hora que você recebe o seu café, te chamam pelo nome. Isso tornou o processo muito mais pessoal.

Claro que nem sempre o nome sai correto, mas até isso vira marketing para a empresa. Os vários memes sobre isso só divulgam mais e mais a marca

As inovações de entrega são menos óbvias quando se pensa em inovação, mas são aplicadas por empresas no mundo inteiro, principalmente pelas empresas que você lembra o nome.

  • Inovação em canais (como entregar o produto ou serviço)
  • Inovação em marca (como o cliente percebe a sua empresa)
  • Inovação em experiência (como o cliente interage com o seu produto ou serviço)

Existem inúmeros exemplos de inovações desse tipo, mas um em especial sempre me fascinou. As embalagens da Apple.

Imagine a embalagem (caixa) de um iphone. Como você abre a caixa de um iphone?

Ela é feita para você colocar uma das mãos embaixo e a outra puxa a tampa. A tampa oferece um pouco de resistência ao sair. Isso é de propósito. Essa demora dá a impressão de que é um presente que você está recebendo. Gera expectativa do que está dentro.

Novamente nem sempre isso sai como planejado. O primeiro comprador do iPhone 6 deixou o telefone cair ao tirar da caixa exatamente por isso:

Novamente, mais publicidade de graça para a marca.

O último mas não menos importante tipo de inovação é em modelo.

  • Novo modelo de negócio (novo modelo de receita, de produção de clientes, etc)
  • Novo modelo de rede (novas formas de interagir com os demais players do mercado)

Um exemplo simples disso é o que aconteceu com o nosso formato de consumir softwares. Na década de 90 estávamos acostumados a comprar nossos softwares (jogos, programas profissionais, etc) em CDs. E uma vez comprado (por um preço geralmente alto) aquele programa era nosso para sempre.

Hoje consumimos softwares como serviços (o famoso Saas) e pagamos mensalidades por isso (o Netflix por exemplo). Isso foi uma grande inovação de modelo de receita. De venda única passamos a pagar uma mensalidade e a longo prazo pagamos muito mais caro pelos mesmos softwares com a vantagem que eles estão sempre atualizados.

O gráfico abaixo mostra onde as empresas mais investem quando pensamos em inovação. Não é novidade nenhuma constatar que a maior parte dos recursos das empresas é empregada em inovações de oferta.

O dado curioso é quando observamos aparte de baixo do gráfico, que mostra onde as empresas obtém mais retorno com suas inovações. E as inovações de modelo e de entrega geram muito mais resultado. Portanto, invista em produto e processos, mas se quiser realmente ultrapassar seus concorrentes, pense também em novos modelos e formas de entrega.

3º MITO – Tecnologia é igual a softwares, aplicativos e equipamentos eletrônicos

Por fim, gostaria de entrar um pouco em um tipo específico de inovação. A inovação tecnológica. Esse tipo de inovação é sempre acompanhada de uma nova tecnologia desenvolvida ou implementada na empresa.

As startups por exemplo tem aproveitado desse tipo de inovação para se desenvolverem.

O ponto de polêmica que eu gostaria de abordar é que muitas pessoas confundem tecnologia com softwares e aplicativos. Elas confundem tecnologia com TI (tecnologia da informação).

Tecnologia é muito mais do que isso. Tecnologia é qualquer avanço resultado de pesquisa em uma determinada área. Pode ser uma tecnologia da área biológica (biotecnologia), da engenharia, da área linguística, enfim, de qualquer área de desenvolvimento.

Enfim, mais importante do que entender esses conceitos, é aplicar inovação dentro da sua empresa. Portanto, comece hoje mesmo a repensar a inovação dentro do seu negócio.

Gostou do post? Quer saber mais sobre os nossos programas?

Acesse http://bizcool.com.br/

By | 2018-05-08T11:02:08+00:00 fevereiro 13th, 2018|artigos, empreendedorismo|