TODOS NÓS PODEMOS INOVAR – CONHEÇA ALGUMAS DICAS

TODOS NÓS PODEMOS INOVAR – CONHEÇA ALGUMAS DICAS

Sim, você!!!  Somos usuários diários da inovação! E também podemos ser geradores dela!

Gostando ou não dos avanços do mundo, querendo ou não ser alvos delas, estamos no alvo da inovação! Netflix, WhatsApp, AirBnb, Instagram, Uber, Spotify não nos deixam mentir. Isso sem falar em aplicativos de relacionamento, agendamentos de serviços, esporte e internet banking. Todos nos conquistaram e de repente (ou não tão de repente assim) vivemos dias mais conectados e tecnológicos.

Mesmo diante disso, encontramos os que dizem ser descrentes sobre qualquer tipo de inovação. E também aqueles que dizem que a inovação nem é isso tudo e que em nada interfere na vida deles, e que da mesma forma não é capaz de romper os padrões do mercado, de vencer o que há anos definiu e define o ritmo de funcionamento de empresas e pessoas.

Felizmente, do outro lado, também encontramos os que são fãs de carteirinha de todo e qualquer tipo de inovação, heavy users de smartphones e aplicativos diversos. Essas pessoas se sentem, em alguns momentos, provocadas a inovar e mudar suas próprias rotinas, mas em alguns casos pensam que inovar não é para elas. Então é comum ouvirmos das pessoas falas como: “inovar não é para mim”, “eu nem tento, não consigo mesmo” ou “deixa para o Google e para Apple porque eles que são bons”.

É isso que esperamos vencer hoje: o medo de inovar. Se existe receita? Não! Felizmente não! Cada um pode (e deve!!!) ter seu próprio processo criativo! Mas quero dar algumas dicas para quem foi “picado pelo bichinho da inovação” e também quer fazer a diferença.

1 – Entenda os problemas como oportunidades

Sabe aquela coisa de ver problema em tudo? De reclamar de tudo, desde o barulho do despertador até o trânsito infernal das cidades? Pois é, que tal entender isso como oportunidade de inovação?

Tente saber se essas reclamações são apenas suas ou se outras pessoas também as tem. Quanto mais pessoas tiverem, melhor! Está aí uma grande oportunidade de propor melhorias ou novos formatos de solução do problema totalmente diferentes dos que já existem. Isso é inovar!

2 – Encontre as causas pelas quais você daria sua vida

Você vê ou vivencia coisas no seu dia a dia que te encantam? Ou coisas que te geram muito repúdio? Educação, saúde, meio ambiente, negócios… enfim, dentro das diferentes áreas existem coisas que você “daria sua vida” para revolucioná-las?

Se sim, veja isso como oportunidade! Se não, procure-as! Sempre temos o que nos encanta e o que nos enoja. Basta estar de olhos, mente e coração abertos que, diante disso, a boa ideia surge e a inovação acontece.

3 – Procure o novo – sempre!

Novos caminhos, novos lugares, novas pessoas, novos jeitos. Quando saímos do comum, do rotineiro, e acessamos o novo, nossa mente se expande e então chegamos em novas soluções e aplicações. Esse é um caminho fértil para a inovação!

Se nada der certo, se nenhuma ideia surgir, ao menos foi prazeroso! Agora você já saberá procurar novos caminhos para chegar nessa ideia e o novo não vai mais te amedrontar.

4 – Desenvolva sua ideia e a transforme em aplicação.

Ter ideias pode ser simples, toda hora milhares de ideias passam por nossas cabeças. É preciso desenvolvê-la para que se torne palpável e aplicável.

Desenvolva seus pensamentos, torne suas ideias físicas, manuseie seus elementos, altere as ordens e aplique sua solução. Isso é inovar!

5 – Se relacione, forme sua rede.

Sozinho ninguém chega longe. Saber se relacionar para colocar suas soluções em prática é um ato heróico. Procure parceiros, crie seus processos, aplique suas ideias! Sua rede é sua melhor parceira de inovação! Conte com a gente aqui da Bizcool!

Espero que as dicas te ajudem!

Me mande sua inovação, por favor? Estou curiosa!

Nos encontramos no caminho!


Gostou do post? Quer saber mais sobre os nossos programas?

Acesse: http://bizcool.com.br/

By | 2018-06-12T08:41:00+00:00 junho 12th, 2018|empreendedorismo, inovação|