VOCÊ QUE CLICOU NESSE ARTIGO TAMBÉM VAI GOSTAR DE…

VOCÊ QUE CLICOU NESSE ARTIGO TAMBÉM VAI GOSTAR DE…

Inteligência artificial, big data, machine learning, todas essas tecnologias têm evoluído cada vez mais para fazer com que a sua experiência seja cada vez mais customizada, cada vez mais assertiva e cada vez mais … enviesada.

Olhe para as suas redes sociais. O que você vê? Fotos de crianças recém nascidas? Posts políticos? Textos interessantes sobre a sua área de atuação?

Não sei se você notou, mas há alguns anos as redes sociais têm evoluído para cada vez mais entender o que você gosta (curte, compartilha, segue, etc) e começam a te mostrar só isso.

Na maioria das vezes isso é benéfico, por exemplo quando você compra um determinado produto e o site de e-commerce te surpreende com um produto fantástico que completa o que você acabou de colocar no carrinho, ou quando a plataforma de vídeos te recomenda um filme desconhecido por você mas que tem uma linha de humor muito parecida com aquela série que você acabou de terminar.

Mas e quando você começa ter uma visão limitada de mundo por causa disso?

Em tempos de eleições como o que estamos vivendo agora (por exemplo) o resultado é: VOCÊ ENXERGA UMA BOLHA.

No mundo de negócios isso pode levar você a:

  • ter uma visão distorcida de tamanho de mercado – “Todo mundo tem o problema que eu estou tentando resolver”. Ou será que você só curte aqueles que pensam como você?
  • ignorar oportunidades de mercado – Se você só recebe informações no linkedin do seu mercado, por exemplo, dificilmente vai ver algo de outro mercado que você pode aproveitar no seu.
  • atingir apenas quem já te conhece – Se você só vê quem você já possui afinidade de pensamento, o mesmo acontece com o seu cliente. E talvez o seu produto, as suas ideias ou os seus textos devam atingir exatamente aqueles que ainda não te conhecem e ainda não pensem como você.

Como minimizar isso?

Da mesma forma que muitos economistas recomendam que você invista o seu dinheiro.

DIVERSIFICANDO ONDE VOCÊ INVESTE / CONSOME INFORMAÇÃO

Curta pessoas fora da sua área, use redes sociais diferentes, siga veículos de mídia com posições políticas e econômicas diferentes.

Da mesma forma, de vez em quando escreva, fale, poste sobre temas fora da sua área, assim você consegue embaralhar um pouco a lógica matemática que governa a internet.

E terminando a frase do título desse post, você que clicou nesse post também vai gostar de:

… ler sobre a guerra do paraguai

… aprender a fazer um risoto mineiro

… assistir uma partida de curling


Gostou do post? Quer saber mais sobre os nossos programas?

Acesse http://bizcool.com.br/

By | 2018-08-29T10:13:46+00:00 agosto 29th, 2018|artigos, inovação|