Não é de hoje que o cinema e a televisão se atrevem a imaginar o futuro para nos entreter. Esses futuros imaginados podem ser mais fantásticos ou mais realistas, mas muitos deles se apegam em estudos de tendências tecnológicas e ou comportamentais interessantes e podem inspirar empreendedores que estão começando os seus negócios.

Empreender no mundo da tecnologia implica em desenvolver negócios para resolver problemas que serão relevantes no futuro. Os investidores são atraídos pelo que o seu negócio tem potencial de ser, e não pelo que ele é hoje. Sendo assim, olhar para frente é uma característica fundamental do empreendedor.

Por isso, separamos 5 séries e filmes que olham para o futuro e podem servir de inspiração para você criar as novas tecnologias, produtos e modelos de negócios que dominarão os mercados daqui há alguns anos:

1- Black Mirror

Talvez a mais famosa da lista, essa série controversa mostra o futuro não somente do ponto de vista tecnológico, mas principalmente das discussões comportamentais que circundam qualquer tecnologia. Entender o comportamento das pessoas é fundamental para desenvolver boas soluções e realmente resolver problemas.

*Série disponível na Netflix

2- WestWorld

Essa série conta sobre um mundo super futurista com robôs altamente complexos, mas olhando no entorno da trama principal (principalmente na 3ª temporada) enxergamos vários elementos de um futuro próximo que pode servir de inspiração para produtos criados hoje com as tecnologias que já dominamos.

*Série disponível na HBO Go

3- Ela (Her)

Ao invés de um futuro super distante, esse filme se dispôs a falar do “ano que vem”. É um filme futurista, mas que é muito próximo do que vivemos hoje então conseguimos ver como os criadores imagina que as pessoas utilizarão tecnologias que estão sendo experimentadas pelos primeiros usuários (como os fones sem fio).

*Filme disponível na Globo Play

4- Upload

Essa série de comédia consegue contar ao mesmo tempo sobre 2 futuros, um vivido pelo personagem principal que está em um ambiente totalmente virtual e com isso cheio de tecnologias impossíveis e um segundo futuro dos demais personagens que se aproxima muito do nosso. É possível refletir por exemplo sobre como será o uso de carros autônomos no dia a dia ou sobre a realidade virtual.

*Série disponível na Amazon Prime

5- Minority Report – A nova Lei

Filme mais antigo da lista (2002), aborda várias tecnologias bem avançadas para a época que hoje já estão mais próximas da realidade como propagandas customizadas para pessoas que estão passando na rua. Nos EUA já fizeram experimentos com outdoors que lêem placas de carro para esse tipo de customização por exemplo.

*Filme disponível na Globo Play

Como empreendedor, recomendo que sempre veja esses filmes e séries olhando além das histórias, o que acontece no entorno, como as pessoas se comportam, que tecnologias são possíveis e desejáveis. Se bem utilizados eles podem ser ótimas fontes de inspiração.