No mundo das startups, o Demo Day costuma ser uma ótima oportunidade para visibilidade dos negócios. Nesses momentos são convidados investidores, potenciais clientes e/ou parceiros que podem ser cruciais para o futuro da startup.

Existe muito conteúdo disponível sobre o que colocar no pitch e no deck de investimento, como abordar investidores entre outros pontos, mas queria compartilhar algumas dicas práticas de como evitar alguns problemas comuns que tenho visto ao longo das dezenas de eventos do tipo que já participei.

1- Tenha a apresentação em vários formatos

No mundo ideal todos os locais que recebem um Demo Day teriam uma ótima estrutura, com assessoria técnica, conexão com a internet impecável e todos os quesitos estruturais para que o empreendedor se preocupe apenas em mostrar o seu negócio.

Mas já aviso desde já. NUNCA é assim. 

Seja pelo custo, seja pela falta de preparo de alguns locais, a verdade é que é muito mais seguro estar preparado para passar sua mensagem da melhor forma possível.

O mais comum é o uso do PowerPoint, mas as várias versões do windows office nos diferentes computadores e principalmente as fontes específicas que precisam ser baixadas costumam desconfigurar apresentações. 

Apresentações online como no Prezi, são diferentes, mas a internet costuma falhar nos momentos mais críticos dos grandes eventos, eu sugiro evitar esse tipo de solução.

A melhor opção costuma ser o PDF, mas mesmo nesse caso já vi incompatibilidades em determinados computadores.

Como fazer então? Leve a apresentação em vários formatos, assim você está preparado para todas as situações.

E mais, esteja preparado inclusive para não ter slide nenhum. O pitch precisa estar na cabeça.

2- Tenha sempre um backup do seu pitch

“Levei a apresentação no meu computador mas ele resolveu atualizar automaticamente na hora do pitch.”

“Meu pen drive foi corrompido e não consigo te passar a apresentação.”

“O arquivo está no meu e-mail, mas o 4G não pega aqui dentro.”

Essas são situações comuns. Os Demo Days costumam ser corridos, com o tempo contado. Não deixe situações pequenas como essa atrapalharem a sua apresentação.

3- Um elemento para chamar a atenção pode fazer a diferença

Seja o Demo Day no formato de pitchs ou no formato de feira (quando as startups estão espalhadas em mesas), é inegável que existe uma certa competição pelo tempo e atenção dos convidados. Dificilmente o seu pitch será o único do dia.

Por isso, é preciso pensar sempre qual o elemento que irá chamar a atenção para o seu grupo. Sobre o que todos sairão comentando? Claro que o mais importante continua sendo o seu modelo, mas em cenários com muitos modelos bons, os detalhes fazem a diferença.

4- Leve seus cartões

Aqueles que se interessarem gostarão de ter um formato de conectar com vocês. Se você não tiver uma maneira fácil de passar o seu contato perderá ótimas oportunidades.

O mesmo vale para as apresentações no palco, o último slide precisa ter o seu contato e se possível deixe com a banca avaliadora (quando ela existir) o seu cartão.

5- Saia com mais cartões do que levou

Embora levar e distribuir os seus cartões seja importante, pegar os contatos dos investidores, potenciais clientes e parceiros é ainda mais importante. Isso porque na maioria dos casos são os empreendedores que farão o primeiro contato após o evento.

Sempre pegue o contato daqueles que são interessantes para você.

6- Divida esforços

É comum que startups compareçam a eventos em duplas, trios ou até com grupos maiores. Esse esforço faz sentido se os empreendedores se espalharem para conversar com mais pessoas. Na maioria das vezes não tem necessidade de que os dois ou mais empreendedores participem juntos da mesma conversa. Eles poderiam estar conversando com mais pessoas naquele mesmo tempo (que sempre é limitado) dos eventos.

Outra coisa que costuma acontecer é que esses empreendedores passem os coffee break e demais momentos de interação conversando entre si. E esses são os momentos mais importantes de qualquer evento.

Conclusão 

Entenda como funciona um demo day para que no dia o seu foco possa ser apenas no que interessa mais, apresentar o seu negócio e captar parceiros para o seu negócio.

Para saber mais sobre empreendedorismo e inovação, e ficar atento a nossos programas de aceleração acesse também o site da Troposlab