Seja no final do ano, seja no início, muitas empresas usam esse tempo para fazer planejamentos. Mas será que estamos planejando corretamente o nosso ano?

O mundo de startups oscila entre o planejar minimamente e o cuidar apenas da execução. Acredito que cada estágio de desenvolvimento tenha um planejamento diferente a ser realizado. E por isso seguem minhas dicas para cada estágio:

Pré-aceleração – Da ideia ao MVP

A fase de pré-aceleração é para aqueles negócios em estágio bem inicial. Quando você tem a ideia na cabeça, ppt ou nas anotações do seu caderno. Nessa etapa você ainda não tem clientes e mesmo se tivesse ainda não tem um produto para vender.

Essa é a primeira fase de desenvolvimento de qualquer negócio, nessa fase não adianta tentar fazer planejamentos complexos e detalhados. Provavelmente todo o seu negócio vai cair por terra nas primeiras conversas com clientes.

Que tipo de planejamento fazer:

Porque esse planejamento:

  • O Lean Canvas é uma ferramenta simples e que te permite colocar todos os pontos do seu negócio em uma única folha. Como é preenchido com postits é feito exatamente para ser modificado a medida que você desenvolve o seu negócio.

Aceleração – Do MVP às primeiras vendas

Nessa fase você já conversou com muitos clientes, conhece os problemas deles e validou as principais funcionalidades do seu produto.Talvez até já tenha feito vendas, mas não de forma estruturada. Nessa fase é quando começamos a entender melhor o funil de vendas e testar os canais de venda para o seu negócio.

Nessa fase você começa a ter interações comerciais mais sérias com o cliente, em geral você já se jogou no negócio e depende das vendas para começar a pagar as suas contas. O planejamento mínimo começa a ser muito importante para não correr o risco de trabalhar o ano inteiro e perceber que o preço cobrado não paga nem os seus custos.

Que tipo de planejamento fazer:

  • Planos trimestrais com: Número de clientes em cada etapa do funil / Faturamento esperado para o período / Custos esperados para o período / Lucro do período / Etapas de desenvolvimento do produto (se fizer sentido)

Porque esse planejamento:

  • Nessa fase a visão de longo prazo ainda é difícil, mas 3 meses é um prazo plausível para se acertar minimamente um planejamento. Além disso, esse tipo de planejamento te força a rever o planejamento durante o ano.

Crescimento – Das primeiras vendas à escala

Nessa fase você já provou que o seu cliente existe, tem um problema e que a sua solução resolve esse problema. Provou também que o seu cliente está disposto a pagar por essa solução. O que fazer então? Replicar esse modelo.

Que tipo de planejamento fazer:

  • Planejamento de 1 a 3 anos com expectativas financeiras de vendas e de recebimentos mensais por produto

Porque esse planejamento:

  • Nessa fase a empresa aprendeu com o próprio histórico e já consegue entender características do próprio modelo como diferença do prazo de venda e recebimento das notas fiscais, taxa média de crescimento por período, aumento de custos quando existe o aumento de vendas, etc

Conclusão

Tome cuidado para acertar o tipo de planejamento que faz sentido para o momento da sua empresa. Se por um lado é muito comum ver startups tentarem fazer planejamentos super detalhados no início da sua vida e com isso perderem muito tempo, por outro lado também acontece de ver startups com vendas e clientes para atender que não tem a menor ideia de como será o mês seguinte.


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