Se você participa do ecossistema das startups com certeza já ouviu falar dos unicórnios. Além de representarem os seres mitológicos, os unicórnios são também as startups que conseguem atingir um valor de mercado superior a US$ 1 bilhão (já falamos um pouco sobre esse cenário no Brasil aqui).

Recentemente outros animais começaram a aparecer nas descrições de startups para mostrar características diferentes de crescimento, adaptabilidade e outros pontos.

Embora a analogia com esses seres possa variar de acordo com os pesquisadores ou influenciadores que trouxeram o termo, acho que a discussão de que existem várias formas diferentes de se conduzir um negócio e conseguir observá-las é válido.

STARTUPS CAMELO

Os camelos se adaptam a múltiplos climas, sobrevivem durante meses sem água e comida e, quando a hora é certa, conseguem correr rapidamente por longos períodos de tempo.  As startups com essa característica conseguem fazer o que a maioria não consegue, sobreviver durante tempo suficiente para aproveitar uma determinada brecha de mercado.

STARTUPS ZEBRA

As zebras para sobreviver precisam viver em comunidade. Elas tem um papel na cadeia alimentar (cadeia de valor das empresas) e crescem de forma mais sustentável. As startups com essa característica enxergam lucro e sustentabilidade como igualmente importantes.

STARTUPS CABRA MONTANHESAS

As cabras montanhesas não são conhecidas por velocidade ou resistência, mas elas conseguem ultrapassar barreiras que outros não conseguem. Com uma busca rápida na internet você encontrará cabras subindo abismos, hidrelétricas e outras barreiras geralmente intransponíveis. As startups com essa característica por vezes gastam muito tempo desenvolvendo uma tecnologia inovadora, que demanda pesquisa, tempo e investimento. Mas uma vez que o produto está pronto ele cria uma barreira igualmente difícil para que concorrentes cheguem no mesmo patamar.

STARTUPS CAMALEÃO

Os camaleões são conhecidos por sua capacidade de imitar cores se adaptando ao ambiente que estão. As startups camaleão são aquelas que conseguem copiar modelos de negócios existentes em outras localidades e mercados e trazerem para a localidade e mercado em que atuam. Também são conhecidas como copycats. Assim, conseguem aproveitar boas ideias pelo mundo adaptando para o seu contexto. Muitas vezes elas crescem e acabam sendo compradas por concorrentes globais que chegam no seu mercado.

E ai? A sua startup se encaixa em alguma dessas categorias?