“WORLD CAFÉ É O PROCESSO QUE USO QUANDO QUEREMOS DESCOBRIR O QUE O COLETIVO SABE.” – Chris Corrigan

O World Café foi criado por Juanita Brown e David Isaacs, em 1995 na Califórnia/EUA. A técnica é muito útil para estimular a criatividade , para responder questões de grande relevância para comunidades e negócios e criar espaço para que a inteligência coletiva possa emergir. O nome Café aparece justamente para convidar as pessoas a conversarem de uma forma informal, descontraída, como se estivessem em uma mesa de um café/restaurante. O foco aqui é descobrir e gerar conhecimento coletivo.

Antes de começar, vale dizer porque o World Café é relevante para startups:

  • É um processo extremamente criativo, gerando muitas possibilidades de conexão entre as pessoas e as ideias;
  • Favorece conversas empáticas, podendo ser usado junto de outras metodologias de ida a campo ou validação de ideias;
  • É possível encontrar muitos padrões de comportamento a partir das respostas e interações;
  • Permite que sentimentos sobre o assunto surjam à medida que a sensação de segurança cresce durante os diálogos.

Uma vez entendidas as vantagens que essa ferramenta pode proporcionar no entendimento e criação de novas soluções para o seu negócio, vamos explicar o seu conceito e aplicabilidade.

O que é o World Café afinal? 

 Trata-se de um processo de diálogo em grupos, que pode levar de algumas horas a alguns dias, nos quais participantes se dividem em diversas mesas, e conversam em torno de uma pergunta central

O processo é organizado de forma que as pessoas circulem entre os diversos grupos e conversas, conectando e polinizando as ideias, tornando visível a inteligência e a sabedoria do coletivo.

 

rodas de conversas do world café

Como funciona?

  1. Defina perguntas ou questões que genuinamente importam para a vida das pessoas, trabalho ou comunidade responderem naquele momento.  Todos os grupos podem explorar perguntas semelhantes ou diferentes.
  2. Acomode quatro ou cinco pessoas em pequenas mesas. Mínimo de 12 pessoas.
  3. Estabeleça rodadas de diálogo (geralmente três) de aproximadamente 20 a 30 minutos cada.
  4. Encoraje tanto os anfitriões de mesa quanto os participantes a escrever, rabiscar e desenhar idéias-chave nas folhas que estão sobre a mesa ou anotar idéias chave em grandes fichas, post-its ou descansos de prato no centro do grupo.
  5. Após completar a rodada inicial de diálogo, peça para que uma pessoa permaneça na mesa como a “anfitriã”, enquanto as outras atuam como viajantes.
  6. Peça para que o anfitrião da mesa dê boas-vindas aos novos convidados e brevemente compartilhe as idéias principais, temas e perguntas da rodada inicial. Incentive os convidados a ligar e conectar ideias provenientes das conversas das mesas anteriores.
  7. Na terceira rodada de diálogo, as pessoas podem voltar às suas mesas iniciais para sintetizar suas descobertas, ou podem continuar viajando às outras mesas, deixando o mesmo ou um novo anfitrião à mesa. Às vezes, uma nova pergunta que ajuda a aprofundar a investigação é colocada para a terceira rodada de conversa.
  8. Depois de diversas rodadas de diálogo, inicie um período de compartilhamento de descobertas e insights em uma conversação entre todo o grupo. São nessas conversas estilo “plenária ou assembléia” que os padrões podem ser identificados, o conhecimento coletivo cresce e as possibilidades para ação surgem.

grupo de ideias e insights do world café

Diretrizes para fazer um bom World Café

Tenha consciência do propósito do World Café 

Preste atenção ao motivo pelo qual você está reunindo as pessoas, seu propósito é o mais importante.  Saber a finalidade da sua reunião lhe permite considerar quais participantes (usuários, futuros clientes, colaboradores) precisam estar lá e que parâmetros são importantes para atingir o seu objetivo.

Crie um espaço receptivo e hospitaleiro 

Sempre que as pessoas se sentem confortáveis para serem elas mesmas, tornam o seu pensamento, fala e escuta mais mais sensíveis e profundas. Particularmente, considere como o seu convite e o ambiente físico podem contribuir para criar uma atmosfera amigável.

Explore perguntas relevantes 

Estruturar perguntas relevantes para aqueles que estão em seu World Café é fundamental e pode produzir resultados profundos. O seu World Café pode explorar uma única questão somente, ou várias questões que podem ser desenvolvidas para dar apoio a uma progressão lógica de descoberta, por todas as diversas rodadas de conversa.

Estimule a contribuição de todos 

Como empreendedores, estamos cada vez mais conscientes da importância da participação ativa, mas nem sempre é a intenção de todos. É importante encorajar a todos os presentes no seu encontro a contribuir com ideias e perspectivas, permitindo também que qualquer um possa participar simplesmente ouvindo, se este é seu estilo ou vontade. 

Conecte perspectivas diversificadas

A oportunidade de andar entre as mesas, conhecer novas pessoas, contribuir ativamente com o seu pensamento e ligar a essência das suas descobertas aos círculos de pensamento em constante ampliação é uma das características marcantes do World Café. Enquanto os participantes levam ideias-chave ou temas para novas mesas, compartilham perspectivas, enriquecendo a possibilidade de insights surpreendentemente novos.

Escute os insights e compartilhe as descobertas 

Por meio da prática de escutar em grupo e prestar atenção aos temas, padrões e insights, começamos a sentir uma conexão ao conjunto maior. Após várias rodadas de conversação, é útil participar de uma conversação em plenária. Isto oferece ao grupo inteiro uma oportunidade de conectar os temas gerais ou perguntas que agora estão presentes.

Etiqueta do World Café

  • Foque no que importa. 
  • Contribua com o seu pensamento. 
  • Fale através de sua mente e seu coração. 
  • Escute para compreender. Ligue e conecte ideias. 
  • Escutem juntos os insights e perguntas mais profundas. 
  • Brinque, rabisque, desenhe – escrever nas toalhas de mesa é desejável! 

Maneiras de fazer o conhecimento coletivo visível

Use um profissional de facilitação gráfica

Em alguns eventos do World Café o diálogo coletivo é capturado por um profissional de registro e facilitação gráfica, que desenha as idéias do grupo em flipcharts ou em um mural na parede, usando texto e elementos gráficos para ilustrar os padrões de conversação.

Afixe os seus insights

Os participantes podem colocar grandes cartazes ou post-its com um único insight-chave em cada ou em um quadro-negro, parede, etc., para que todos possam revisar as ideias durante um intervalo

Crie um agrupamentos de ideias 

Agrupe os insights dos post-its em grupos de afinidade para que ideias relacionadas sejam visíveis e disponíveis para o planejamento dos próximos passos do grupo.

O World Café pode ajudar sua Startup a ouvir  seus clientes e funcionários de forma dinâmica, colaborativa e profunda. Te dando a chance de acessar a inteligência coletiva e usá-la a seu favor com criatividade e empatia. Muito relevante para pensar em possibilidades de inovação e crescimento de seu negócio.

Foi fonte de consulta para esse texto: Livro digital “Kit Educação fora da Caixa”, Alex Bretas. Baixe o livro aqui.